quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Céu chorou por um Homem

O Céu chorou por um Homem



O céu de janeiro que aparecia sempre azul pela manhã, hoje, logo cedo, estava plúmbeo. Nuvens pesadas e escuras tomavam o espaço celeste, prenunciando chuva abundante. Olhei por um tempo para o alto e fiquei cismada. O tempo havia mudado rápido, de um dia para outro. Depois de algumas horas o céu chorou, pingos grossos de lágrimas pela partida de um homem que representava muito para os fortalezenses – o ex-prefeito Juraci Magalhães. O soluço do vento acompanhava as gotas que desciam incessantes e, ao mesmo tempo, os trovões avisavam à população da viagem, daquele homem para um plano superior.

Um cidadão simples, de origem sertaneja, “cabra macho,” valente nos seus propósitos, cheio de energia para o trabalho, médico e político, por vocação. Em poucos anos, como gestor público mudou o perfil da 4ª capital do país. Por três vezes o povo o elegeu, e ele, mesmo com os inúmeros jogos políticos, os quais necessitava estar sempre atento, soube driblar muito bem adversários e se fortalecer realizando um governo produtivo. Suas obras nas áreas de educação, infra-estrutura, saneamento, habitação, dentre outras, eram desenvolvidas com tremendo cuidado. A condução de gestões eficientes surgiam com os resultados a dar na vista – “era só abrir a janela” dizia o slogan, insinuando as mudanças efetivadas em todos os bairros.

Juraci Magalhães era uma pessoa voltada para o bem estar de sua terra. Apesar de não ter nascido em Fortaleza amava esta cidade e seu povo. Ia constantemente à periferia, chegava de surpresa nas escolas, nos postos de saúde, nas ruas e conversava e ouvia todos. Mesmo com boa formação científica, instrução, falava a linguagem do povo, não por demagogia, mas por identificação com um vocabulário simples, sem sofisticação que se comunicava perfeitamente com o interlocutor ou mesmo o eleitor.

Fortaleza vai guardar na memória afetiva a figura desse sertanejo de Senador Pompeu, do médico cearense e do prefeito realizador e obstinado.


Evan Bessa

Um comentário:

  1. Parabéns,pela linda crônica,Evan!Uma justa homenagem (in memoriam)ao nosso ex prefeito!
    Abraços,amiga!

    ResponderExcluir