terça-feira, 14 de agosto de 2012

A FIGURA PATERNAL

Ser pai é uma opção nos dias de hoje; além disso, é preciso ter vocação, isto porque esta é uma função delicada. Requer dosagem de responsabilidade, pois criar, cuidar e educar um filho parece uma tarefa das mais difíceis. Vivemos numa sociedade onde os valores e princípios mais simples foram esquecidos. As famílias se modificaram, visto que, em sua maioria, cada uma abriga filhos de vários casamentos. Nesse contexto, a paternidade se traduz como algo diferente do passado e os pais têm que reaprender e se renovar para atender às demandas e necessidades de sua prole.
Hoje, o pai nem sempre é o provedor da família. Em alguns lares os papéis foram invertidos ou, no mínimo, existe divisão das despesas para suprir o orçamento doméstico. O casal trabalha o dia todo e mal se encontra com os filhos. Aí a coisa complica! Como dar atenção, carinho aos filhos se o trabalho os absorve e quase não sobra tempo para eles?
Um pai tem que se guiar pela pedagogia do amor. Saber dosar amor, ternura, carinho, dar limites, acompanhar o crescimento e a formação do filho, ser companheiro e manter a autoridade sem autoritarismo. Ser amigo do filho, mas, observando que tem que haver respeito entre eles e, sobretudo, admitir que seja o PAI.
Amanhã, se comemora o Dia dos Pais, segundo domingo de agosto. Quase todos os lares reverenciam essa figura tão importante na célula da família. Cada um homenageia seu pai da sua forma: com um abraço, um beijo, um presente simbólico, enfim, é o dia em que se tem a oportunidade para se materializar o afeto do filho pelo pai. Por que não? Não se pode esquecer a referência de um pai numa família. A falta dele, muitas vezes, traz insegurança aos filhos.
Na realidade, pai e mãe se reinventam no decorrer da vida, ensinando e aprendendo com os filhos todos os dias do ano. Esse processo contínuo e progressivo se constrói no cotidiano com base no amor, na confiança, na partilha de alegrias, nos momentos de tristeza, enfim, na troca e na arte de bem viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário