terça-feira, 8 de março de 2011

Expectativas Carnavalescas
Evan Bessa
O carnaval está bem próximo. A energia solta no ar libera um clima de agitação por todos os recantos do país. Alguns estados iniciam um pré-carnaval para esquentar os ânimos dos foliões. A animação segue noite adentro ao som de marchinhas, frevos, axés, sambas e outros ritmos alucinantes. Cada um se prepara para os dias mais esperados durante o ano. Fantasias são selecionadas de acordo com as pretensões do brincante. Afinal, esse período é para colocar pra fora tristezas, chateações e frustrações vivenciadas ao longo do ano. Então, a alegria e uma euforia invadem os corações de todos nos três dias de festa. Os problemas não existem. Trabalho nem pensar... Compromissos só com a folia. Assim, se projeta aproveitar os momentos mais felizes da maior festa pagã.
O país inteiro investe pesado para que o carnaval chegue a todos os recantos do planeta, da melhor forma possível, mostrando escolas de samba, mulatas maravilhosas dançando com charme e elegância, trios elétricos com músicas vibrantes, para que os estrangeiros fiquem motivados a vir assistir de perto o carnaval do Brasil.
Rio de Janeiro, Salvador, Recife são cidades que recebem o maior número de turistas e conseguem contagiar os visitantes de tal forma que, se misturando à multidão, não se distingue quem é realmente o hóspede. Entram no ritmo acelerado e se esbaldam na dança, na bebida, nos amores. Os momentos se desdobram em êxtase e delírios, porque a principal norma é se divertir, podendo até extrapolar limites. Esquece-se dos bons costumes, da ética, da moral que regem o dia-a-dia. Nada de reprimir desejos, se angustiar por qualquer coisa – Tudo está liberado. Nada é proibido!
Após o período de folia, que para alguns se estendem de três a oito dias, retomam a vidinha de sempre. E se cai na real. No entanto, tudo vale à pena quando a alma não é pequena, assim disse um poeta.
E depois, se espera com ansiedade, o próximo ano e outro carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário