domingo, 29 de novembro de 2009

Relembrando a Mestra Tony Cals

Evan Bessa


Lembro-me que na década e noventa, a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza passou por um período de inquietação e questionamentos no que tange às mudanças relativas à área pedagógica. Foi durante essa travessia que se repensou teorias, conceitos, métodos, técnicas e estratégias de ensino, visando uma direção mais dinâmica e atual do fazer pedagógico, de modo a atingir com eficiência um padrão de ensino mais eficiente para o público alvo: educadores e educandos. Precisava-se de algúem com credibilidade suficiente para “girar o caldeirão em ebulição,” encontrar caminhos que viessem satisfazer às demandas, as quais andavam à deriva. Surge um nome apontado pela própria equipe central: Tony Cals, para coordenar os trabalhos da construção de uma Proposta Curricular nas diversas modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O salto que se queria dar era bastante ousado. D. Tony tinha em seu currículo experiências exitosas, quando esteve no comando desta Secretaria, na TV Educativa, Funefor ( hoje IMPARH), e como delegada do MEC. Portanto, a educadora certa para conduzir um trabalho de tanta relevância. Na realidade, ela trouxe na sua bagagem uma perspectiva inovadora de educação e um olhar voltado para os novos desafios que iam surgir. Assim, com os olhos voltados para o futuro, essa mulher extraordinária aceitou o intento, com a coragem de uma guerreira que se dispunha a partilhar com técnicos, especialistas das áreas de ensino, saberes e experiências para a elaboração das Propostas Curriculares do Município de Fortaleza. O trabalho iniciou com um diagnóstico, através de uma pesquisa de campo, onde técnicos foram à base para levantar dados, colher material e sugestões dos envolvidos no processo de ensino: professores, supervisores, diretores, enfim, os verdadeiros condutores da prática pedagógica em sala de aula. A etapa seguinte consistia na análise dos dados obtidos por disciplina, onde, com a parceria dos professores da UFC, ia se delineando o roteiro de trabalho e o desenho da construção a ser edificada. Concomitantemente, D. Tony se reunia com os técnicos da equipe central chamando atenção para se oferecer uma unidade nas Propostas, tendo, para tanto, definido junto com o grupo, princípios que norteariam as discussões na feitura da Proposta. Com o conhecimento que lhe era peculiar, e na simplicidade de Mestra, delineou-se como ponto de partida:
-visão humanística que deveria permear todo o contexto e conteúdos definidos;
-visão holística na medida em que se pudesse perceber a singularidade e pluralidade dos conteúdos ;
-flexibilidade no sentido de não criar algemas para professores, mas que desse condições para recriar algo;
-interdisciplinariedade criando a possibilidade do entrelaçamento das disciplinas e áreas do currículo, de maneira a intervir, juntando teoria e prática nos momentos de aprendizagem;
-concepção construtivista no sentido de uma metodologia mais participativa, onde alunos buscam a aprendizagem contando com a orientação e vigilância do professor na ação cotidiana de sala de aula;
Estes e outros princípios foram associados à filosofia do trabalho que se estenderia por meses e anos. D. Tony fazia reuniões frequentes com os grupos da Secretaria, por disciplina, para garantir a unidade dos princípios e filosofia que embasava os estudos. O trabalho foi pesado, porém muito rico, uma vez que estimulou os educadores a buscarem rumos diferentes para inovar o dia-a-dia, na sua prática.
A construção das Propostas mencionadas anteriormente teve início em 1992, atravessou 1993, tendo a sua impressão definitiva em 1995.
D. Tony essa educadora de visão de futuro e de uma disponibilidade a toda a prova deu um passo importante com a equipe na direção da modernidade. Sua atuação impecável em todas as fases deu a ela, plena condição de acompanhar e coordenar todo o trabalho. Sua vida foi sempre pautada no magistério e com vocação nata para resolver problemas e encontrar soluções viáveis, deu uma enorme contribuição à Educação Municipal. Até então não havia nada oficial em termos de proposta para encaminhar aos professores das escolas. Eles definiam roteiros programáticos, a partir dos livros das disciplinas para planejar suas aulas. Não havia unidade entre o planejamento das escolas, que permitisse maior definição dos conteúdos nos planos elaborados nas unidades escolares. A Proposta, após ser distribuídas e devidamente apresentada em treinamento com os professores, trouxe mais segurança aos mestres.
A Secretaria de Educação do Município enviou posteriormente para o MEC, a fim de análise e subsídio para os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Dentre tantas propostas analisadas dos Estados brasileiros, a do Município de Fortaleza foi considerada uma das melhores. Isto gratificou, sobremaneira, os agentes envolvidos nessa caminhada de ousadia e compromisso com a educação de Fortaleza.
O mérito foi de todos os educadores, especialmente da D. Tony, que soube com sabedoria aceitar o desafio e desenhar um novo horizonte para o ensino do Município de Fortaleza. Obrigada, Mestra!

Um comentário:

  1. Evan, parabéns pelo blog! Não sabia que você já era blogueira.
    Ótimos trabalhos.
    Beijos

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