sábado, 22 de outubro de 2011

Professores e médicos

OBRIGADA MESTRES!

Ter vocação para desempenhar determinado ofício é uma graça divina, principalmente quando se faz da profissão um momento especial para ajudar os outros ou minimizar o sofrimento de alguém. Existem profissionais abnegados que se dedicam prazerosamente ao seu trabalho cotidiano, e o fazem de tal forma com competência, que chegam a causar admiração. Esses profissionais não chegam a ser um número estatisticamente alto, mensurável, porque em todas as categorias existem bons e maus profissionais. Na verdade, eles estão aí nos consultórios, nos hospitais, nas clínicas, nas escolas, fazendo sua parte e encarando a vida de frente, sem constrangimentos.

No último dia 18, comemorou-se o Dia do Médico. Um dos profissionais de maior importância para a sociedade, assim como o professor, que também é homenageado neste mês. Ambos reconhecidamente necessários, no entanto, nem sempre reconhecidos pelo poder público da relevância de suas funções. As políticas públicas não são suficientes, no sentido de atender às demandas e contribuir para o exercício de práticas exitosas a fim de que estas categorias alcancem seus objetivos com relação ao atendimento à população.

Conheço médicos e professores altamente qualificados, responsáveis e que, no dia-a-dia, se dedicam de modo inigualável para fazerem sempre o melhor para os que dependem de sua assistência. Preocupados com o crescimento, passam a vida estudando, participando de congressos, cursos de aperfeiçoamento, seminários, com o intuito de se atualizarem, porque a cada dia aparecem novidades nos respectivos campos em que atuam, bem como precisam estar antenados com as novas tecnologias. Poderia enumerar alguns deles, pois os conheci e os admiro pela entrega e a forma como conduziram com ética e competência no seu ramo de atividade. Há anos passados conhecemos homens como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Lauro de Oliveira Lima, Haroldo Juaçaba, Marcelo Martins Rodrigues, Pontes Neto, Régis Jucá, que deixaram exemplos de dignidade ao encararem a profissão como verdadeiro sacerdócio.

E para fazer justiça, gostaria de homenagear os profissionais que passaram ou estão passando pela minha vida, pelos os quais tenho o maior carinho, respeito e deferência: Consuelo Magalhães, Eunice Bastos, Zilma Nóbrega, Célia Cirino, Elvis Barbosa e Claudio Pinheiro. São exemplos de cidadãos íntegros e possuidores de uma humanidade no trato e no relacionamento com seus alunos ou pacientes, porque exercem ou exerceram a profissão com amor.

Obrigada, Mestres, por terem sido vocacionados para ofícios tão significativos e se entregarem por inteiro, para servir o outro, sempre com um sorriso nos lábios e uma palavra generosa de incentivo e esperança.

Evan Bessa
evanbessa@terra.com.br
Pedagoga

sábado, 8 de outubro de 2011

O Mar e sua Beleza

Todas as manhãs o sol nasce e com o seu calor aquece a Terra e seus habitantes. O Ceará é conhecido pelo clima quente, abrasador. A luz do sol está presente em cada canto durante o ano inteiro. Esta é a razão porque turistas de toda parte do Brasil e até do exterior procuram nossas praias para o “repouso do guerreiro”.
O mar atrai os visitantes diante de belas falésias que recortam a paisagem exuberante, enchendo os olhos de quem aprecia. Ademais, a delícia do banho de mar entre ondas brancas que se confundem com capuchos de algodão. Ora, saltam agitadas em movimentos, como pássaros voando para o céu, ora escorrem de mansinho na areia, permitindo ao banhista um prazer quase divinal. A dança constante das águas em ebulição parece imprimir um ritmo que seduz homens, mulheres e crianças.
A beleza do mar inspira os enamorados, os poetas, que ficam embevecidos ante o esplendor da natureza. O mar esconde seus mais recônditos mistérios e ninguém consegue decifrá-los. Encanta os visitantes pela sensação de liberdade e, ao mesmo tempo, mostra sua altivez e fúria causando receio a quem, desavisado, adentra em suas águas.
A quentura eleva a temperatura das águas e dos corpos que se deliciam com um banho reparador. A água salgada transmite a energia que se necessita para recompor forças. Quem dispensa um dia de lazer frente ao mar de águas azuis e, às vezes, de um verde esmeralda estonteante? Ninguém!
A presença do Criador do universo se levanta diante de tanta beleza e nós, seres humanos, passamos a refletir sobre o milagre da criação.
ECLETISMO DO ROCK IN RIO 2011

Neste domingo, 02 de outubro de 2011, encerra-se mais um Rock in Rio. Dez dias de pura adrenalina e emoção! A cidade do Rock foi devidamente preparada para receber milhares de espectadores, ídolos nacionais e internacionais e promover o maior festival da terra, como afirmam alguns. Uma festa que contou com a presença de várias gerações: adultos, jovens, adolescentes e crianças acompanhadas de seus genitores.
Durante essa temporada, aconteceram shows espetaculares, em termos de técnica, luz e som. Tudo organizado com o máximo cuidado por pessoas altamente gabaritadas, que montaram uma estrutura para atender à demanda. Vários palcos foram levantados ao longo da cidade do Rock, além de camarins para receber as estrelas, bares, ambientes reservados para os convidados vips, enfim, uma verdadeira parafernália em função de um evento de tamanha envergadura.
O festival caracterizou-se pelo ecletismo: rock pesado, axé, MPB, hip hop, música latina, dentre outros ritmos. Logo na abertura do evento, foi feito uma homenagem pelo cantor Milton Nascimento ao líder da banda inglesa “Queen” Freddie Mercury, com a música “Love of my Life”, com a qual no Rock in Rio de 1985 ele levou o público ao delírio. No primeiro dia, apresentaram-se no palco principal o inglês pop Elton John, Rihanna e outras divas do mundo da música. Fizeram apresentações inesquecíveis. Nos demais palcos ouviam-se músicas de todos os matizes e para todos os gostos.
O evento pareceu um dos mais democráticos. Bandas estrangeiras e nacionais, bem como cantores da terrinha se apresentaram, levando a platéia ao êxtase. As bandas inglesas, australianas, e outros artistas internacionais fizeram o público levantar a arena do Rock. O americano Stevie Wonder cantou de Garota de Ipanema aos seus maiores sucessos. As vozes da multidão, em coro, vibravam como cordas metálicas. Pura emoção!
Outro momento que sensibilizou os presentes foi a homenagem ao roqueiro Renato Russo. Os amigos se reuniram para cantar suas canções mais conhecidas. A platéia respondia emocionada.
As bandas Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, Skank, Titãs, Capital Inicial procuraram seduzir o público com a magia das letras e sons de suas músicas.
Com a receptividade dos fãs ao Rock In Rio, Roberto Medina já confirmou o próximo para 2013. A cidade do Rio de Janeiro vai repetir a dose e receber turistas e artistas do mundo inteiro, para a realização de um evento que, sem dúvida, trará divisas para o Estado.