sábado, 15 de janeiro de 2011

BAÚ DA MEMÓRIA
Evan Bessa
Revisitar sonhos do passado
Retirar do baú da memória
As ilusões perdidas no tempo,
É rever a vida e sua história.
As folhas amarelas caídas
No passado não floresceram,
O vento mudou de direção
E os sonhos, logo, feneceram.
Mas, a esperança persiste
Procurando os sonhos desfeitos,
Na certeza de que no mar da vida
Ondas e sonhos podem ser refeitos.

MENINO-DEUS

MENINO-DEUS

Menino-Deus chegou: é Natal!
Simples e sereno na manjedoura,
Trazendo a esperança e o amor
Para todos os viventes.

Um aroma traz lembranças
De desejos reprimidos,
E a fé de vê-los redimidos
No ano que vai nascer.

A mudança no calendário
Dá a certeza de renascimento.
A troca do velho pelo novo
A mudança, a transformação.
A FORÇA DA SOLIDARIEDADE

O ano iniciou há poucos dias e já observamos que para muitos dos nossos irmãos do Rio de Janeiro a esperança de dias melhores se transformou em desespero. Os últimos acontecimentos têm nos deixado em estado de pânico, mesmo longe de tanta tragédia. A mídia tem nos mostrado um cenário desolador nas cidades de Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. O caos foi estabelecido.
A tragédia provocada pela chuva trouxe mortes, destruição, abandono, angústia e a perda da dignidade humana. É penoso e doloroso acompanhar a dor e o sofrimento estampados nos rostos sem viço, traumatizados e sem perspectivas para retomar uma vida em família. Sim, porque muitos perderam casas, móveis, documentos e entes queridos, na avalanche da água, descendo insistente dos morros, com a força que a natureza devolve ao homem devastador do meio ambiente.
O povo brasileiro num momento desses mostra a dimensão de sua solidariedade. Em vários pontos do país há uma mobilização permanente no sentido de angariar fundos, através de doações em dinheiro, mantimentos, roupas, remédios, para o socorro imediato dos envolvidos na tragédia. Profissionais da saúde se articulam e se juntam em hospitais de campanha, improvisados, para tentar salvar vidas. Um mutirão se forma em todas as frentes para ajudar e tentar minimizar os problemas e, em conjunto, solucionar pequenas e grandes adversidades.
O ser humano é um misto de virtudes e defeitos. Somos imperfeitos, mas a índole do nosso povo conhece a compaixão, o amor e a fraternidade. Nos momentos difíceis que a vida nos apronta parte imediatamente para uma ação efetiva de solidariedade, porque, no fundo, somos capazes de nos superar e enfrentar os desafios juntos com os irmãos que estão vivenciando um drama tão assustador.
E o amor perpassa o consciente e o inconsciente coletivo do povo desse país.

Maria Evan Gomes Bessa
evanbessa@terra.com.br
( Pedagoga )